terça-feira, 12 de setembro de 2017

Episódio Nº 48 - Velhos Lobos do Mar

Episódio Nº 48 – Nazaré. Velhos Lobos do Mar

- Obrigado senhor Armando, por me ter dado esta oportunidade. Eu vou fazer tudo p’lo melhor, vai ver!
- Assim espero rapaz. Ouve cá, como está a tua mãe?
- Ela sente-se um pouco melhor.
- E o teu pai como está?
- O meu pai, está um pouco diferente do que era, vamos ver se é desta que ganha juízo!
- Espero bem que sim. Pronto, agora já  estás orientado vai lá à tua vida. Olha, diz lá à tua mãe que eu desejo as suas melhoras
- Obrigado senhor Armando, obrigado.
- Um mês depois. O Zé andava muito contente com o emprego. O pai, Virgolino lá se ia governando com a apanha dos pinhocos. A Virgínia também já andava na sua lida sem dificuldade.
Aproximava-se o Natal. Os barcos lá iam saindo para o mar sem dificuldade, mas as pescas não eram famosas.
Num certo dia na praia, um grupo de pescadores dialogavam entre si entretendo assim o tempo. A certa altura o António disse: - Vocês na sabem nada do Virgoline?!
Olhem quele ‘tá muite mudade; até deixou de entrar na taberna!
- Ti’Joaquim disse : - S’isse é verdade, nunca na vida dele fez ‘ma coisa tão bem feita… parece qu’ele agora anda apanhar pinhocos para vender! Foi ‘ma grande mudança na vida dele!
- É verdade Ti’Jôquim… Ninguém dava já nada por ele… Mas dizem por aí, qu’ele quer voltar para o mar, já se está aborrecer do pinhal !
- Olha à Tonhe, se ele ‘tá assim mudade, na’me importava nada de lhe dar um lugar na minha empresa… Já começo a ter pena da vida dele!
- Oiça cá Ti’Jôquim, você quer qu’eu lhe diga olguma coisa?
Pa’Janêre vai haver novas matriculas e  mais  um homem na nossa companhia dava muite jeite… na’semes muites e a idade  já nos pesa um bocade!
- Ti’Jôquim – Tans rezão, mas deixa lá passar mais uns temp’es pa’ver a reação dele…às vezes pode ser fogue de vista… Mas agora digo-te outra coisa, O Virgoline quando era mais novo, era um grande camarada! Vames esperar mais uns tempes!

Fim do 48º Episódio

M. Francelina e José Balau
no-temp-dos-barretesblogpot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário