segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Episódio Nº 46 - Nazaré. O Filho do Pescador

Episódio Nº 46 – Nazaré. Velhos Lobos do Mar
- Olhe senhora Maria, e na’me dá ‘ma garrafinha de vinhe? É queu agora só bebe às refê’ções. O senhor Guarda puribiu-me, e a ‘nha Ve’gina, seu beber ta’mãe na’me dê'xa entrar em casa.
- Sim senhor muito bem. Olha, vai lá e vem, que na perdes nada com isso!
- Virgolino lá foi à nova vida. Mais tarde o saco já estava cheio de pinhocas e pinhas, nem chegou a conta – los, sem saber se tinha mais ou menos conforme tinha combinado, com a sua benfeitora. Vinha feliz pelo caminho com o saco cheio.
Quando chegou à taberna a senhora Maria disse -lhe:- Olha o Virgolino…foste num instante!  Agora resta-me pagar o teu trabalho: Tenho aqui  umas batatas, cebolas, açúcar, arroz, massa  um pouco de azeite e uma garrafinha de vinho, é a paga do teu trabalho. Não bebas sem comer, tem juízo contigo! Tens uma mulher e um rico filho, agora não os envergonhes. Olha, toma lá este pão, é d’ontem não se pode estragar nada; não te esqueças de me trazeres a saca.
-‘Teja descansa’dinha  qu’eu vanhe trazê-la ainda hoje.
- Ah! Olha leva o feijãozinho que já ficava aqui em cima do balcão.
- Obrigadinhe. A ‘nha Ve’gina vai ficar toda contente.
- Virgolino dirigiu-se a sua casa já perto da hora do almoço, mas pouco ou nada havia para comer. Quando o filho abriu a porta, verificou que o seu pai estava com outra disposição; cheio de curiosidade perguntou-lhe: - Está muito contente, o que se passa pai? Mas o que é isso que traz nesse saco!...Olha fui  dar uma volta por aí à procura de trabalhe e a menina Maria Chupeta perguntou-me o qu’é andava a fazer!
- ( Vergina curiosa) -Eu logue vi… Tinha que ser na taberna!
- Deixe o pai falar mãe, ele não bebeu nada… Vá conte lá pai o resto da visita à taberna.
- Foi assim, acreditem ó não: - Ela perguntou-me s’eu queria ir ós pinhoques, e se eu trouxésse um cento, não perdia nada com isse. A senhora Maria emprestou-me um saco e lá fui eu.

Fim do 46º Episódio
 M. Francelina e J. Balau.
no-temp-dos-barretesblogpot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário