quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Episódio Nº 45 - Nazaré . Velhos Lobos do Mar

Episódio Nº 45

- Virgolino ficou admirado com a resposta da sua cunhada – Vocês na’lhe dêem crete, já disse que vou mudar a ‘nha vida é porque vou; e mais disse, na’vou parar enquante na começar a trabalhar. Eu já vanhe.
- À filhe arruma esta caneca na cozinha e compõe a roupa na cama queu ainda na’me posse mexer muito bem. Ai ai, a nha’vida Senhor, nunca mais me veje boa pa´na’precisar de ninguém!
-À mãe tem que ter paciência, são mais uns dias, você depois fica bôa vai ver.
- Espere bem que sim filhe, Deus te oiça c’ride filhe! Mas avisa o tê’pai : - A partir d’agora, nesta casa quem na’entregar d'enher na’come.
Diz-le também a ele o que o Sr. Guarda te disse a ti; é só um copinhe às refê’ções, e na taberna na’há mais entradas. Se quiser quer se n’a quiser que vá andande… Vá lá p’á famil´a dele queu na’ me rale nada!

- Virgolino já tinha saído, deu uma volta e voltou à taberna da senhora Chupeta; esta ficou muito admirada de o ver por ali, e perguntou-lhe:-
 O que fazes por aqui Virgolino?
- Olhe senhora Maria, ande a ver se arranje alguma coisa pa’trabalhar, o mar na’dá nada e a gente tem que comer tod’es dias.
- Pois é tens razão, isse é verdade. Quem não trabalhar não come. Olha, talvez eu te arranje alguma coisa para te entreteres… Tu queres ir apanhar uns pinhocos e pinhas ? Eu dou-te um saco e uma varola que tenho no quintal. Se me trouxeres um cento de pinhas e pinhocos eu dou-te: - Azeite, pão um bocadinho de feijão, arroz e mais alguma coisa que tu precises. Então que dizes à minha ideia?
- Olhe senhora Maria, e na’me dá ‘ma garrafinha de vinhe?! É queu agora só bebe às refê’ções. O senhor Guarda puribiu-me e a ‘nha Vergina, seu beber ta’mãe na’me dê'xa entrar em casa.
- Sim senhor muito bem. Olha,vai lá e vem, que na perdes nada com isso!


Fim do 45º Episódio. Nazaré. Velhos Lobos do Mar
M. Francelina e José Balau.
no-temp-dos-barretesblogpot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário