sexta-feira, 2 de junho de 2017

40º Episódio. Nazaré Velhos Lobos do Mar

Episódio Nº 40

À, uma coisa pai, eu vou pedir ao senhor Guarda que o solte ainda hoje, porte-se bem…Até logo.
- Obrigado filhe, eu na’merece tante… tu és um santo!
- O Zé um pouco comovido, saiu em direção ao gabinete do chefe da Guarda Republicana, para lhe fazer o pedido que tinha prometido ao seu pai.
E assim aconteceu.
Pouco depois, o jovem saiu mais confiante, agora tinha que preparar a sua mãe para o receber o seu pai. Era importante que a paz regressasse à sua família, porque o seu futuro também estava em causa. Quase a chegar a casa, um pouco mais adiante, seguia pela mesma rua uma mulher com vários objetos nos braços, onde ela apregoava em voz alta: - Há por aí trapos velhos, ferro velho que queiram vender, ferro velho trapo velho.
- O Zé de momento lembrou-se de algo que tinha em casa há muito tempo -
Espera lá… estou a lembrar-me duma coisa que não uso e posso vendê-la… Vou perguntar à mulher se quer comprar… Oiça cá tiazinha vossemecê  tabem compra bicicletas velhas?
- Pois compro sim senhora. Onde tens isso?
- Olhe, eu moro ali mais acima naquela casa branca e amarela, tenho-a no quintal, vou busca-la.
- Então vai lá buscar, eu vou andando para lá, não te demores!
- O Zé entrou em casa apressado, percorreu o corredor que dava acesso ao quintal. A sua mãe, sentiu alguém entrar e perguntou… Quem ‘taí?
- Sou eu mãe, vou aqui ao quintal buscar uma coisa, eu vou já falar consigo. Olhe, já fui falar com o pai, está tudo a correr bem!
- O Zé pouco depois estava a negociar com a mulher o valor da bicicleta-
- Então quanto vale o objecto… olhe que ainda não está assim tão velha!...
A minha madrinha não vai gostar muito que a venda, foi ela que me ofereceu já alguns anos; também já é pequena para mim!
- Ouve cá rapaz, tens a certeza que queres vender esta recordação… Eu não quero problemas com a tua família!
- Não se preocupe, pode estar descansada, quem se podia ralar mais era a minha madrinha, mas ela está em Matozinhos; o homem dela, anda numa traineira da pesca da sardinha.
- Pronto está bem. Olha, vou dar-te vinte mirreis por ela, vê lá se concordas!

Fim da Episódio
M. Francelina e J. Balau

Sem comentários:

Enviar um comentário