quinta-feira, 11 de maio de 2017

39 º Episódio - Nazaré. Velhos Lobos do Mar

39º Episódio - Nazaré. Velhos Lobos do Mar

- A autoridade faz um aviso ao Virgolino -
- Olhe amigo, há agora uma  nova lei, quem faltar ao respeito seja a quem for por causa do vinho, fica proibido de entrar nas tabernas; veja bem a sua vida!
- Ó senhor guarda, esta pessoa que ‘tá’qui nunca mais bebe um copo de vinhe; só se for à refeição… eu premete!
- Então pense bem no que está a dizer, eu sou testemunha da sua promessa… nem sabe em que se mete se não cumprir… O seu filho está aí muito zangado consigo.
- À ‘tá!... ai o mê rique filhe!!
- O guarda saiu e mandou o Zé entrar, pondo-o ao corrente do que se tinha passado.
Quando o Zé entrou o pai chorava arrependido do que tinha feito –
- À mê pai, então agora chora!.. Cá por mim está perdoado, mas a mãe está muito mal tratada, ela ainda não se pode mexer com muitas dores!
- À c’ride filhe na´me fales nisse, iste aconteceu porque eu na’tava bem da’nha cabeçinha!
- Pois, foi o vinho, você não ganha juízo… Olhe, eu não sei se a tia e a mãe o deixa entrar em casa! O vinho faz perder a vergonha e o juízo!
- À filhe o senhor guarda já falou comigue, ele avisou-me bem pa’na’beber demasiade.
- Olhe pai: - Eu vou - lhe dar uma novidade: - se calhar vou trabalhar na farmácia de senhor Armando, e você agora tem que fazer boa figura, para não me deixar mal colocado. Eu não gostava nada de ouvir dizer por aí que sou filho de um bêbado; ouviu bem pai!
-  À filhe, eu premete que daqui em diante, vou ser outre homem… e uma coisa, q’ande sair daqui vás ver o pai, mudar dos pés à cabeça… E ainda mais, vou arranjar ‘ma’empresa pa’trabalhar, e das boas!
- Está bem, não prometa muito para não chamar-me depois mentiroso… Vossemecê tem que pedir desculpa à mãe… e a todas as pessoas que ofendeu, senão ninguém o vai desculpar, ouviu!... Agora vou - me embora tenho muito que fazer… À… uma coisa, eu vou pedir ao senhor Guarda que o solte ainda hoje!. Até logo.

Fim do 39º Episódio
M. Francelina e José Balau

No-temp-dos-barretes.blogpot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário