quarta-feira, 5 de abril de 2017

35º Episódio - Nazaré. Velhos Lobos do Mar

35 º Episódio – Nazaré. Velhos Lobos do Mar

(O Zé responde ao Guarda Nacional Republicana)
A casa onde moramos senhor Guarda era dos meus avós, a ‘nha tia e a ‘nha mãe são as herdeiras e elas nunca fizeram partilhas, a ‘nha tia na’ quer o mê pai em casa!
As dificuldades e as ralações têm sido muitas, e a‘nha mãe é que as tem todas… O mê pai, nunca se ralou com nada… Olhe, desculpe mas eu vou com pressa a um recado à Farmácia.
- Vai lá rapaz, e tem muita calma.
- Obrigadinha, e desculpe de ‘tar com pressa.
O guarda já me atrasou a ‘nha vida, mas também era preciso explicar o que o mê pai fez à‘nha mãe, ele merece um castigue pa’ver se ganha juíze!
- O Guarda depois de ser informado das agressões à vítima, dirigiu-se para o Posto afim de comunicar ao seu chefe, o relato dos acontecimentos segundo a informação do Zé.
Pouco depois o jovem chegou à Farmácia. Um pouco envergonhado, cumprimentou o senhor Armando e quantos estavam presentes.
- Bom dia senhor Armando.
- Bom dia rapaz. Então, foi a tua tia que te deu o meu recado?
- Foi sim senhor.
- Olha, esperas aí um pouco que eu quero falar contigo. 
- Sim senhor, eu espero o tempo que for preciso.
- O Zé estava um pouco nervoso, rara a vez tinha entrado na Farmácia, estava habituado ao ambiente do movimento do mar, e aquele momento para ele era muito estranho, mas lá esperava com alguma ansiedade.
- (entretanto) Ò Zé chega aqui. - O Jovem entrou num espaço reservado -  - Olha, eu sei que tu ainda não fostes à inspeção militar mas, se ficares aprovado, há possibilidades de não exerceres a vida militar… Isso depois é contigo. Mas, vamos agora ao principal assunto!... Vais dizer-me com toda a verdade… Tu queres mesmo deixar o mar para trabalhares em terra?
Até pode ser aqui na minha farmácia; não sei se gostas deste  género de trabalho!
- Ó senhor Armando, não esperava agora por uma oferta destas, eu nem sei o que dizer!
A vida do mar, é muito arriscada e pouco se ganha… Talvez não fosse má ideia trabalhar aqui na sua Farmácia… Mas estou a pensar, não percebo nada disto, só se for aprendendo pouco e pouco… Que me diz senhor Armando?


Fim do 35º Episódio
M. Francelina e J. Balau
no-temp-dos-barretes.blogpot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário