quarta-feira, 22 de março de 2017

32º Episódio. Nazaré. Velhos Lobos do Mar

32º Episódio – Nazaré. Velhos Lobos do Mar

(Entretanto a Virgínia continuava na cama com algumas dores no corpo. O seu filho, ia recebendo algumas informações de sua mãe, para organizar a vida do dia a dia)

- Olha filho:- ‘Tão ali uns poucos bocades de pão que me deu ontem a Ti’Capetalina,c’ande le fui descascar as batatas e as cebolas.
‘Tá café na cafeteira grande; com jeitinhe pá via das borras, passas pá piquenina e fazes umas sepinhas em duas tejelas, p’ra ti e p’rá mãe…
quem se dêta sem ceia, toda noite esperneia!
Olha filhe, amanhã de manhazinha depois de te lavares, vás ó senhor Armandinhe do botica. Assim que lá chegares dizes bom dia a quem tiver lá. Eu na’sei o quele quer mas se for para te dar empregue aceita filhe; sempre é melhor que andares ó mar! A gente na’tá em condições de escolher trabalhe, se ganhares o pãozinhe de cada dia, na’é nada mau. Vai lá fazer as sepinhas de café.
- Vou sim mãe.
- O Zé lá foi direito à lareira, fazendo tudo exatamente como a mãe lhe ensinou.
À mãe, eu tanhe muite orgulho de ser seu filho, mas do meu pai, o que tenho é vergonha. Eu faço tudo para que ninguém me diga que eu saio a ele. Quando alguém me gaba e me dizem que eu saio à família da minha mãe, eu sei logo o que me querem dizer.
- Pois é filhe. O senhor Armande da botica era mais velhe ca’mim e cá tu’tia, mas ele conhecia a‘nha famila toda, a tu’avózinha que Deus tem, ia
trabalhar ó dia p’a’mãe dele e sabia muite bem, quem é a minha gente; pá via disse é que ele te mandou chamar… Ai minha c’rida Mãe do Céu te acompanhe. Ai ai, tô’ morta que passe este dia!
-  Entretanto o sol baixava no horizonte. O areal continuava sem movimento devido à fúria do mar.
Quase ao anoitecer, o Virgolino depois de repousar à beira de uma embarcação, resolveu regressar a sua casa ainda um pouco desorientado da bebedeira. Ao chegar à sua porta, tentou abri-la sem resultado.
- Vegina, à Vegina…qué’iste da porta na’s’abre!... querem ver que me fecharem a porta! Esta agora… à Zé, Zé vem abrir a porta ó Pai!
Fim do 32º Episódio
M. Francelina e J. Balau.
no-temp-dos-barretes.blogpot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário