domingo, 12 de março de 2017

30º Episódio - Nazaré. Velhos Lobos do Mar

30º Episódio – Nazaré. Velhos Lobos do Mar

Não te esqueças de mandar cá o teu sobrinho, preciso de falar com ele.
- Sim senhora. Olhe Deus lhe dê tanta saúde como eu desejo pa’nha famil’a.Teja descansade eu vou dar o seu recade.
- Maria ficou muito feliz, pois percebeu logo que o senhor Armando queria ajudar o seu sobrinho em alguma coisa. Rapidamente a Maria chegou a casa com o tratamento e também levava consigo uma boa notícia. (pouco depois)
- Já qui’tou à Vegina. Trague os remedes co’senhor Armande m’aviou, ele na’quis denher ninhum… ‘Tás óvir Vegina!
- ‘Tou óvir tô melher, eu na’posse falar alte, tanhe dores acamadas nas costas.
- Olha, eu vou já esfregate com alcal quele me deu… na´tans aí panes de lã, ele disse pa’te cobrir depois de te esfregar.
- Ai senhor… Onde é que’u tanhe isse agora Maria, nem me posse mexer!
- À melher diz-me mais ó menes qu’eu procure, a casa na’é assim tão grande!
- Olha vai ali aquele móvel deve lá ‘tar ma’camisola já velhilha de lã, podes resgá-la ós becades; primêre ‘tá a nha saúde que se liche a roupa!
- ( Pouco depois) Prontes já dei com ela. Há sempre uma sol’ção p’ra tude, ‘tás a ver!... Vê lá se é esta?
- É essa mesme, podes resgá-la!
- Entretanto o Zé entra em casa apoquentado e dirige-se ao quarto de sua mãe com uma notícia e diz-lhe)
- Já ‘taí tia… Olhe mãe, o pai fui dar com ele na taberna, a discutir ca’ Ti’Ana, quer à força ca’melher lhe venda vinhe, eu já ‘tive a ralhar com ele, parece que perdeu o juízo… Na’dá crete a ninguém!
- Esse ordinare tem que levar ‘ma grande lição, nunca mais vou esquecer o quele fez ó mê corpinhe!
À sobrinhe dêxa lá… iste quem torte nasce, tarde ou nunca sim’dirêta!
Olha ‘tão aqui duas piulas pa’dares à tu’mãe, uma à noite e outra de manhã p’alviar as dores. Eu já lhe esfreguei as costas e as pernas, amanhã vanhe o’tra vez fazer o mesme…
- Ouve cá Maria na’sabes p’ra que quer o senhor Armande falar co’mê Zé?
- Na’ sê à mana. Mas seja lá o que for deve ser bom… Talvez lhe queira arranjar ólgum trabalhe, sempre é melhor que andar ó mar!... Esta gente fina têm muites conhecimentes…. Olha quem me diz a mim, qué pa’ficar a trabalhar na botica dele… Eu ‘tou p’raqui a falar à sorte… seja o que Deus quiser há-de ser bom!


Fim do 30º Episódio
M. Fracelina e José Balau
no-temp-dos-barretes.blogpot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário