sexta-feira, 10 de março de 2017

29º Episódio . Nazaré. Velhos Lobos do Mar

Episódio N º 29

Olha, na’deseje mal a ninguém; mas depois de ver a tu’mãe neste estade, na’me dê’xava pena nenhuma quele desaparecesse! Ai Senhor, perdoai-me que’u na’goste nada dezer estas coisas!
- Olha à Vegina eu vou à botica do senhor Armande, pa’ver s’ele me recêta olguma coisa pa’t’ajudar alviar as dores. Na’me demore.
( e lá foi a Maria) – Quando chegou à Farmácia o senhor Armando, ele perguntou o que se passava.
- Olhe à mê’rique senhor Armandinhe, a besta do mê chade deu ‘ma carga de perrada à nha Vegina pá via dela, le dezer meia dúzia de verdades, dêxô-a toda negra, e ‘tá chêa de dores nas costas; nim sê s’ela tará alguma questela partida… nem pode respirar comá gente!
- Olha miga: Se a tua irmã tiver juízo, no futuro tem que pensar bem na sua vida; eu conheço muito bem o ordinário do teu cunhado… Toda gente sabe que a tua irmã é que o sustenta. Eu já te vou dar alguma coisa para tratares da Infeliz…Olha lá, mudando agora de assunto, o teu sobrinho chegou a fazer a 4ª classe?
- Fez sim senhora… Tabém é o que vale a ela, é um rique menine bem criade; ele é que foi pedir socorre pá sua mãe!
- O rapaz já fez 16 anos?
- Ainda não, mas se na’me engane vai faze-los po’ mês que vem.
- Olha, faz-me o favor, diz ao teu sobrinho que passe aqui pela farmácia assim que ele poder… Eu conheço o moço, parece de ser um rapaz  bem educado!
- À senhor  Armandinhe, aquile é fina flor. Olhe, ‘inda lhe digue mais, foi a sorte do pai , a nha irmã criá-lo com  tante respête, senão ele fazia ò malandre do pai, o mesme que ele fez à mãe!
- Bem. Deixa lá agora isso. Vai lá socorrer a tua irmã; levas aqui esta garrafa de álcool canforado, e esfrega-la bem até ficar quentinha, conforme vais esfregando vais a embrulhando em trapos de lã quentes. Levas também estas duas pílulas para as dores, dá-lhe uma de manhã e outra à noite, com uma bebida bem quente.
Vai lá com Deus e as melhoras.
- Obrigadinha  à senhor Armande. C’ante le deve?
- Vai-te lá embora mulher. Para mim o melhor pagamento, era vocês correrem com esse malandro do teu cunhado; ele que vá para a família , não tem amor por ninguém. Eu gosto muito de vocês; Nunca me esquece a tua mãe, trabalhava para a minha, quando nós éramos rapazes, e foi ela que nos criou com muita estima; era gente de vergonha e de trabalho.
Não te esqueças de mandar cá o rapaz, preciso de falar com ele.

Fim do 29 Episódio

M. Francelina e José Balau.
no-temp-dos-barretes.blogpot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário