História de Vidas 26º Episódio,
Francelina estava perto de sua casa. Ao avistar o seu filho embrulhado a uma capa, e acompanhado por pessoas amigas pensou o pior.
- À filho, mas o que aconteceu para vires assim neste estado!
- Ande lá para casa mãe, e prepare-me roupa para vestir.
Francelina muito chorosa, lá foi correndo para casa, a fim de dar assistência ao seu filho. Mário entrou em casa, depois de se despedir das pessoas que o tinham ajudado.
O jovem recolheu ao seu quarto, depois de se lavar, mas a sua mãe muito curiosa insistia com perguntas ao seu filho, para saber o que tinha acontecido.
(Entretanto Manuela, vizinha de Francelina bateu à porta)
- És tu Manuela, entra melher entra, o meu filho está a mudar de roupa, chegou a casa quase nu, e eu sem saber o que aconteceu!
- Mas ouve cá Francelina, tu ainda na’sabes nada!?
- Mas nada de quê… tu ‘tás a falar do acidente no mar que aconteceu agora?
- Pois ‘tou, mas o tê’filho foi hoje um hirói melher… ele conseguiu salvar o Ti’Anastácio, ele já ia p’lo mar fora sem forças, e o teu filho atirou-se ao mar sem medo, e foi busca-lo para terra!
- Ai senhor, tu na me digas isso! Ele deve ‘tar a sair do quarto, tem estado a mudar de roupa, mas na’me disse ainda nada!... Ora vejam lá vocês… e eu aqui sem saber de nada! Mas ouve cá Manuela, e o homenzinho ‘tá bem?
- Ainda na’sei, ele foi na ambulância para o hospital, mas parece que ainda na’veio p’ra casa. Olha aí vem o Mário, deve ‘tar cansado… Mário, tu hoje foste um herói rapaz!
- Eu fiz a minha obrigação, arrisquei a minha vida mas consegui salvar o Ti’Anastácio… eu nem sabia que era ele, mas fiquei contente ao mesmo tempo … Eu gostava de saber se ele está bem, mas eu vou já saber a casa dele.
- À Mário a mãe vai tabém contigo.
(Pouco depois, Mário e Francelina batiam à porta do Ti’Anastácio, Joaquina sua esposa foi abrir a porta)
- Àh!, és tu Mário entrem, o meu homem chegou agora do hospital, ele ‘tá deitado, ‘tá muito combalido. À Mário obrigada filho, já sei que tu arriscaste a tua vida para salvares o meu Homem, eu nem sei como te agradecer… O Anastácio não se lembra de nada nem sabia quem o salvou. Foi um milagre de Nossa Senhora, ela deu-te coragem para conseguires salvar o Ti’Anastácio. Deus te dê o que tu mais desejas na vida.
- Obrigada Ti’Jôquina, eu fiz a minha obrigação… Mas gostava de falar com ele um bocadinho se não se importar!
- Olha vou ver se ele ‘tá a descansar, espera aí!
(Pouco depois aconteceu o desejo do Mário)
O Ti’Anastácio com os olhos encharcados em lágrimas abraçou o Mário e disse:
Obrigada meu herói, agora é que eu fiquei a saber quem me salvou a minha vida, nunca mais te pago as obrigações… Eu sei que arriscas-te a tua vida, porque o mar estava de maneira que queria engolir tudo.
- Na se apoquente Ti’Anastácio, agora o que você precisa é descansar uns dias para continuar a sua vida.
- A minha vida!... Eu vou deixar o mar Mário, sinto-me cansado a minha idade já vai avançada… Eu já pensei, entregar as minhas artes ao meu sobrinho João, ele já tem carta de arrais, e é um homem trabalhador.
- Olhe, faz muito bem, é uma pessoa competente. Olhe desejo – lhe as suas melhoras. Agora tenho que ir andando, tenho que ir falar com o meu patrão; ele não deve saber porque não fui hoje trabalhar.
- É verdade, tu agora és calafate, como tem corrido a tua vida! Deixaste o mar para trabalhar em terra, fizeste muito bem… A vida do pescador cada vez é mais dura. Olha desejo-te também muita sorte, na tua arte. Deixa - lá que eu nunca me vou esquecer do que tu fizeste por mim, obrigada amigo.
Fim do 26º Episódio
Sem comentários:
Enviar um comentário