quarta-feira, 25 de maio de 2011

História de Maria da Nazaré

História de Maria da Nazaré

5º Episódio

Maria, depois de explicar à sua mãe o interesse do Joaquim por ela ficou confusa, mas a Virgínia continuou o diálogo.

- Olha filha, tu sabes que és filha da pobreza, nós não podemos te dar nada, a não ser o nosso carinho e o amor por ti, mas eu ‘tou achar que o esse interesse por ti do rapaz, trás au’ga no bico!

- Maria sentia-se muito confusa, e arrependida de ter dado conhecimento do caso à sua mãe. Depois de pensar um pouco disse: Olhe mãe, eu vou desistir, na’quere falar mais neste caso. Mas você tem que saber, que tudo isto começou porque eu tive muita pena da criança. Ele tem passado os dias a brincar sozinho sem ter ninguém. E ainda mais, p’ra mim é uma adorável criança!

- Olha filha lá nisse tens rezão, eu ache o garoto muito engraçado.

- Ainda bem que tem a mesma opinião. O pai tem 30 anos e já viúvou à três, na pense que ele é algum velho; e ainda lhe digo mais, ele tem alguma coisa de seu e a casa onde mora também é dele. Eu ache o que ele me disse é tude verdade. O rapaz ‘tá preocupado com o futuro da sua vida e do crescimento do garoto. Ele na’tem ninguém a seu lade, e por isse anda a procurar uma pessoa de sua confiança.

Eu só vi nele boa intenção, e você na’pense que eu sou alguma parva…

Comigo ninguém brinca. Olhe que eu já parti o nariz a um rapaz, por ‘tar a dar-me piadinhas! Mas ‘tou a ver, que o melhor é acabar com tude.

- Virgínia, comoveu-se com o desabafo da filha, e começou a lagrimar. Pegou na ponta do avental, e limpou as lágrimas que caíam do seu rosto.

Olha filha, se tuvês que vais ser feliz com o Jô’quim, olha a decisão é tua, eu prometo dar-te ajuda a convencer o teu pai. Quer dezer eu na’sei ainda a reacção dele! Ai senhor, a nha cabeça ‘tá em au’ga com iste tude… Vê lá tu, o primeiro homem que te apareceu pa’casar contigo, avia de ser logo um viúvo!

Há pr’aí tantos rapazes solteiros e logo apareceu um o Joaquim! Valha-me Deus!

- Maria da Nazaré escutava, até que resolveu responder à sua mãe com alguma agressividade.

- Olhe mãe, a maior parte dos rapazes que eu conheço são uns malandros e mal intencionados ‘tá óvir! digo isto porque eu tenho provas.

-Virgínia baixou a cabeça, como dando razão à sua filha.

-Entretanto pai de Maria, o ( Pedro )entrava em casa.

Fim do 5º Episódio. J.B.

Sem comentários:

Enviar um comentário