sábado, 14 de outubro de 2017

51º Episódio Nazaré. Velhos Lobos do Mar

Episódio 51º Nazaré. Velhos Lobos do Mar Aparece. Vais ver que cai bem à minha mãe. Bom agora já confias em mim? - Confio sim. Sabes, eu tenho vergonha de ir a tua casa com a tua ausência! - Não tenhas, a minha mãe é uma pessoa compreensiva, vai lá que ela gosta muito de ti… Ainda te digo mais, a minha maior alegria era que tu fosses a filha que ela nunca teve… e para ti ela ser a mãe que já não tens. Vais ver mais tarde, quando estiveres longe dela, vão sentir saudades uma da outra. Olha, eu hoje não estou de serviço, tinha que ir tratar agora de um assunto particular, mas queres que vá a casa apresentar-te à minha mãe? - A’tão se podes ir, estou mais à vontade. Mas eu não me posso demorar Zé, ainda não tenho o almoço em ação… Tabem faço depressa, é carapaus seques com batatas e cebola. - É muito bom quem os apanhasse agora. Bem, vamos lá então à minha mãe. - Vamos, mas é vesita é de médeque óviste! - Está bem Rosinha, já compreendi que tens que fazer o almoço. - E lá foram- O Zé abriu a porta e disse: Mãe, trago aqui uma surpresa! - ‘Ma surpresa filhe! - Hoje trago-lhe uma Rosa. - Uma rosa. Olha ‘tá em cima da mesa uma jarrinha, mete dentro com água. - Não pode ser mãe, esta Rosa é de carne e osso! - Ah! Entra miga, olha na’repares p’ra esta desarrumação do quarte; aquase há dois meses que na’posse mexer ‘ma palha… Anda aqui ó pé de mim cara linda… Vocêses tem que ter muite juizinhe!... O amor é muito linde, e sem ele a vida na’faz sentide. Olha miga, ‘tou muite contente de me vires visitar. Obrigadinha. - Mãe, a rapariga está um pouco envergonhada, mas ela virá mais vezes visitá-la, agora está com pressa porque tem que ir fazer o almoço. - Pois filha vai lá, o tê’pai se na’fores tu na’tem ninguém; tu és a maior riqueza dele. Ele merece, é bom homem… Na’le dês desgostes filha! Assim que o Zé tenha a vida dele com’deve ser, vocês casam-se logue. Quero-te dar um conselho: na’contes a tua vida a ninguém, c’uma amiga tem amigas” outra amiga, amigas tem. - Vês Rosa, eu não te disse que a minha mãe é compreensiva e boa conselheira! - Tens rezão. Eu agora já estou mais à vontade. Quande eu tiver um tempinhe já vanhe visitá-la. Agora tanhe que ir imbora. Estime as suas melhoras, até amanha se Deus quiser. - Até amanhã Rosa . -Entretanto o tempo foi passando. O Virgolino lá se foi portando razoavelmente, não bebia continuando a dar assistência à senhora Maria e ajudando o seu marido (Abílio) na descarga dos barris de vinho. Quando ele não tinha trabalho na taberna, continuava ir aos pinhocas ao pinhal. Fim do 51º Episódio M. Francelina e José Balau. No-temp-dos-barretesblogpot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário