quinta-feira, 13 de outubro de 2016

3ª Episódio - Nazaré, Velhos Lobos do Mar

Nazaré, Velhos Lobos do Mar - 3º Episódio
( O Ti'Tonho levou as mãos à cabeça e disse para si... Na'acredite dev'e 'tar a ver mal! Entre tanta admiração apanhou o peixe com ajuda de um bicheiro e meteu -o dentro.)
Afinal Nossa Senhora na´desconfiou, quem ficou desconfiade'e fui eu.
Ninguém vai saber deste milagre, 'T'as 'ovir Tonho (pensava ele) este acgade há-de ir pá'cova comigue... nem a 'nha Maria vai saber!
( Uma hora depois o Ti'Tonho regressava a terra muito contente. A sua esposa, ao ver o grande peixe ficou radiante; num gesto de agradecimento olhou para o promontório e agradeceu à Virgem de Nazaré numa rápida oração.
(Pouco depois já em casa) o Ti'Tonho saboreava um pedaço de pão e um carapau frito que lhe restou do farnel, mas a esposa reparou nele que estava um pouco nervoso.)
À tonhe pareces que não 'tás bem pareces esquisite!
(Ti'Tonho não respondeu)
Na'falas na'dizes nada, pareces acetoade!...Eu nunca te vi assim!...
?Tou a ficar preocupada, tem paci'ança homem... alguma coisa se passa que tu na'me queres dezer!
( Maria lavou a loiça, tapou o borralho sempre calada, fazendo o mesmo o seu marido. ( Pensando para si)
Maria pôs o xaile pela cabeça e disse: - Olha à Tonhe vou vender a pescada, pode ser que alguém com posses que me dê 50 reis por ela.
(O Tonho parecia não ouvir ninguém, nem uma palavra)
Entretanto a Maria lá foi tentar vender o peixe embrulhado num avental já usado dentro de um costal par que ninguém se aperceber do que ela levava. Um velho hábito das peixeiras...Porque nunca o invejoso medrou, nem quem ao pé dele morou.. Ela já tionha visto muita coisa na vida e a sua mãe e avó também lhe contaram muitos exemplos de antigamente. O mal de inveja, é uma coisa muito ruim e se calhar algum invejoso, deitou mau olhado a esta linda pescada, pr isso o seu rico homem estava assim esquisite.


Fim do 3º Episódio.
Maria Franclina e José Balau

Sem comentários:

Enviar um comentário