domingo, 25 de outubro de 2015

16º Episódio - O Filho do Pescador

16º Episódio – O Filho do Pescador

Manuel – È pá ‘tá ficar escure, já sinte uns arrepios no corpe… E se me aparecesse agora aqui alguém desconhecide!... O mê pai já ‘tá longe, olha ‘tou a sentir a linha a ser puchada, é sinal que eu deve atirar a pedra ao mar; é isse mesme tanhe que me despachar com cuidade… Lá vai em louvor do Senhor dos Passos qu’ele gosta muito e tem fé com ele!
(O Manuel cumpria assim a sua missão. Depois de dar uma corrida reparou numa pequena luz, era o cigarro do seu pai-)
Augusto - és tu filhe, já ‘tava preocupade contigue. Agora t’ans que ‘tar sempre junto de mim, o corrimão já vai andar como eu goste.
Manuel – Depois de tanto trebalho, agora gostava de ver um peixe grande como aquele que o pai apanhou no ano passade…Como se chama pai?
Augusto – Atão já te esqueceste… era um robale mas nessa noite apanhei sete grandes peixes; o que é preciso é ter fé, pode ser que o Senhor tenha pena da gente!
(Duas horas depois chegou a hora da alagem)
Augusto – Olha filhe agora vamos alar o corrimão, sinte o aparelho pesado com a força do mar.
Poisa aí as coisas mais acima, por causa de alguma ressaca das ondas. Tem cuidade com os anzóis já ‘tou alar, vai pexando a linha para cima . Olha filhe, já sinte um peixe e é grande, cuidade e parece que vem outre atrás!
(O corrimão trazia alguns robalos, depois de puxar até ao último anzol, o Augusto e o Manuel estavam muito contentes com a grande pescaria conseguida; depois da contagem o Manuel tirou o boné e atirou ao ar em sinal de alegria, eram 12 lindos robalos, nunca o Augusto tinha conseguido tão valiosa pesca.
Augusto – Olha filhe juntemos agora o peixe e vamos levar o que pudermos até encontrar alguém que nos possa ajudar… Mas agora vamos descansar aqui nesta abrigada da duna até chegar o dia já falta pouco.
( Mais tarde chegava o amanhecer. O Manuel ainda dormia sob o casaco grosso do seu pai, mas agora não havia tempo a perder, era preciso arranjar uma solução para transportar o peixe. Pouco depois alguém se aproximava na direção do Augusto.


Fim do 16º Episódio
J. Balau.

Sem comentários:

Enviar um comentário