4º Episódio
A voz do anjo mau, tinha ameaçado que ia haver surpresas, respondendo à Rosa.Rosa - Ai deu-me agora um arrepio po'corpe tode...Mas continuando a nossa conversa Maria, a nha filha era pa'vir mais cede mas como se sentiu lá muito bem, não a deixarem vir! É verdade, à becade é que me lembrei, co'mê falecide, faz hoje dez anes, que naufragou na traineira.
Maria - Olha à Rosa, desculpa lá mas eu ache que tu devias ter ide ó cemitere... Na'me faças lembrar mais tristezas ca'quelas qu'eu já tanhe!
Rosa - Pois é, tans razão, mas hoje já na'merece a pena, já devem ser mais de 4 horas... Eu quando lá vou, fique sempre lá muite tempe, arranjar a campa e por as flores demora sempre algum tempe!
-Voz do anjo mau - Ora aí está, assim é que eu gosto de ti... mente filha mente, não dês a conhecer a tua vida a ninguém, come e bebe mas goza a vida, o resto são cantigas!
- Maria- Já que falas das flores, não é isse qu'eu veje... Até tans sempre a lamparina apagada... isse é 'ma desculpa tua, tiveste toda a manhã, pa'ires fazer a tua obrigação e ficaste em casa; olha era melhor 'tás calada!
Voz do anjo bom - Maria respeita os mais fracos de espírito, elas também são criaturas de Deus... Quem és tu para julgares os outros!... Será que tu és assim tão perfeita?
Rosa - À Maria não ó'viste uma voz agora?
Maria - Eu não, porquê?
- Rosa - Pareceu-me óvir alguém uma voz...Esquece. O dia hoje parece que na' me vai correr bem!
Mas voltando à conversa, à Maria, olha qu'eu tanhe cumpride sempre cô'meu dever de viúva; na'tanhe remorsos nenhuns, e faç'e o que posse!... Eu até vou sempre a pé à ped'arneira pa'poupar o denher do táxi!
-Rosa compreendeu que a sua amiga tinha razão e acabou com a conversa. Seguidamente aproxima-se o Mário, viúvo pescador, 40 anos de idade, dono de uma empresa da arte xávega.
Homem moderado com complexo de inferioridade e gago.
Embora viúvo estava interessado em casar. Gostava muito da Mariana também viúva há cerca de um ano. Mário aproximou-se do barco onde permaneciam as viúvas,Maria e Rosa.
- Mário - Bôooooa tarde. 'Tãaaaao a dessscansar?
- Rosa - Pois temes, faz goste de 'tar aqui! Na'tiveste hoje lance Mário?
- Mário - Naaaaa'se'nhoooora, só àmaaaaanhã, Tatata'bém na'seeee tem gagaganhe nada!
J. B.
Sem comentários:
Enviar um comentário