Vidas Negras - Episódio Nº 3
Maria estava confusa, parecia ouvir vozes até que a certa altura pensou para si: - Mas quem é que me quer neste estado de viúva!
- Pois é...Mas que idé'as me vieram agora à cabeça!... Só se eu... pouco a pouco tirar uma peça de roupa: A capa, a saia preta o avental, depois ficava assim mais disfarçada e mais atraente com outras roupas. Se calhar, as más línguas caíam logu'e em riba de mim!
Voz do Anjo bom - É bom que sejas uma mulher livre...Pede a Deus por ti, porque um dia também serás feliz... Mas o mais certo é no outro mundo no paraíso... Não percas a fé vive a vida que te resta, mas cuidado não ligues às más línguas; elas são como facas que cortam e gelam os teus sentimentos!
Voz do anjo mau - Àh!... pois gelam, com que então viúva, gozar a vida... Ela vai para o lugar que merece...
Dizes que ela irá ser feliz, a felicidade tenho eu aqui, e o seu bem estar; ela escusa de apanhar sol para se aquecer... Eu tenho aqui uma fogueira eterna para ela não arrefecer!
- Maria, para ajudar a passar o tempo tinha por hábito, sentar-se a meio da tarde na praia na sombra de uma embarcação. Por vezes tinha a companhia de uma amiga a Rosa, e pelas mesmas razões ela vestia também luto carregado. Tinha uma filha a Alzira, solteira muito bisbilhoteira e atrevida.
- Rosa - (cabisbaixa vai ao encontro de Maria) Bôa tarde à Maria. Ande muite aborrecida, tanhe 'tade em casa sozinha sem falar com ninguém, vim agora p'raqui um bocadinhe pá'al'viar a 'nha cabeça!
Maria - à melher senta-te aí até me fazes companhia... Olha tanhe 'tade aqui só com maus pensamentos na cabeça do mê' cer'be!
Rosa - Mas aconteceu o'lguma coisa Maria?
- Maria - Não, nada d'importança... Ouve cá, já muite tempe que na´veje a tu'filha?!
Rosa - Atão, a nha filha foi passar uns tempes fora, a casa dos nossos conhecides que ficam na nossa casa no verão... São muite boas pessoas!
O filhe deles é uma jóia de pessoa... Olha que já vai fazer 30 anes, e na'quer casar, à melheres!
Os pais têm 'ma fortuna!
Maria - Ouve cá, tu dizes ca'tu'filha foi passar uns tempes, mas eu se na'me engane, já deve ser há uns meses!
Rosa - Ela já veio ontem Maria 'tá tude bem!
Voz do anjo mau - Lá está a mentira a vir ao de cima... Só eu sei o que se passa lá por aquela terra... Há muitas maneiras de trabalhar:- Costumam lá fazer-se bailaricos em dias de festa; talvez desta vez vai haver muitas surpresas!
Fim do 3º Episódio.
J. B.
Sem comentários:
Enviar um comentário