sexta-feira, 22 de julho de 2011

8ªEpisódio da História – O Sacristão-

A Pastor (49)

(O Pároco tinha perguntado ao Francisco que novidade ele tinha para lhe dizer)

- Francisco depois de descansar ao lado do Pároco e disse:- Senhor Prior, em primeiro lugar quero pedir desculpa pelo meu erro de há pouco no funeral. Queria lhe informar, que eu já sei mais ó menos quem foi a pessoa que me levantou a calúnia que eu fazia bruxarias. Agora, pedia ao senhor Prior que me dissesse se a mulher que teve à dias, a falar consigo á porta da Igreja se lhe disse alguma coisa sobre mim.

- O Pároco ficou embaraçado sem saber o que responder; mas sempre foi adiantando.

- Ó Francisco deixa lá agora essas coscuvilhices… Não te fica bem, como sacristão andares por aí a seres falado pela vila. É preciso cuidado com certas conversas. Sabes uma coisa… Tu precisas de estar bem com a tua consciência e o resto entrega a Deus, Ele te dará a recompensa!

- O Francisco esperava outra resposta do Pároco; não ficou muito convencido que o assunto tinha que ficar encerrado.

- O senhor Prior, já viu que fico a saber a mesma coisa!

- E ficas muito bem. Agora vai à tua vida porque temos muito que fazer. Olha ao deitar não te esqueças de rezar pela alma do teu colega.

- Uma semana depois o Francisco acabava de tratar das últimas sementeiras, ficando agora com mais tempo livre. O Mês de Março já ia adiantado.A Igreja da Misericórdia encontrava-se com mais movimento, devido às tradicionais Procissões do Senhor dos Passos. O sacristão, também ajudava nos preparativos para que nada faltasse. Na semana seguinte, as três Procissões tinham-se realizado com normalidade. Dias depois na Igreja o sacristão fazia a arrumação dos adereços no seu lugar. Neste momento, um vulto entrava na Igreja sem que alguém notasse a sua presença.

O Sacristão ao voltar da sacristia, foi surpreendido com a presença de uma mulher, com um volume na mão. A visitante tentava escapar Mas:- Alto aí mulher, nem mais um passo.

- A mulher obedeceu à voz do sacristão e parou.

- Afinal que embrulho é esse que a senhora leva aí?

- A desconhecida sem responder, escondeu o rosto para não ser reconhecida, mas um puxão forte na capa pôs a visitante a descoberto. Seguidamente veio a surpresa -

Fim do 8º Episódio – J. B.

Sem comentários:

Enviar um comentário