Realmente na vila, não se falou de outra coisa durante alguns dias. Os mais e menos crentes, pensavam com alguma admiração, o caso do Alberto, depois de benzer as artes, encheu a rede de peixe. Entre a população também existiam pessoas que gostavam de lançar boatos e o Francisco estava a ser atingido: – O Sacristão deve ser de certeza bruxo, onde ele vai é pa’certa -
Estes e outros ditos corriam toda a vila.No último Domingo de Fevereiro, o sacristão dirigia-se para a Igreja, para fazer os preparativos da celebração da missa. À entrada da Igreja, o Pároco dialogava com uma mulher, pela maneira de vestir, concluía-se que era uma peixeira, procurando esconder o seu rosto com a capa. Depois do fim do diálogo com a mulher o Pároco ao chegar à sacristia disse ao sacristão :- Ó Francisco, depois da missa preciso falar contigo.
- Sim senhor Prior, eu aguardo.
- Já depois da celebração, enquanto o celebrante tirava o paramento disse:- Francisco, vê lá se está alguém para atender!
- Não está ninguém, a Igreja encontra-se vazia.
- Ó Francisco, eu tenho muita confiança em ti, mas quero que me respondas com clareza e verdade à minha pergunta.
- O Francisco ficou preocupado -
- Ó senhor Prior, está a deixar muito preocupado…Mas afinal o que se passou?
- Bem. Eu também não sei se é verdade o que me vieram dizer, mas é preciso que tu saibas, o que andam por aí a dizer de ti. É verdade que tu andas a fazer bruxarias em algumas casas?
- O sacristão ficou perturbado com a pergunta. Com a mão direita fez o sinal da no peito - Ó senhor Prior, diga-me por favor quem foi a pessoa, que lhe veio contar este Sacrilégio por amor de Deus!
- O Pároco olhou para o sacristão um pouco preocupado -
- Ouve cá Francisco,tu não vais pensar, que eu vou acreditar nesta acusação, pois não! Eu fiz uma pergunta e tu respondeste, mas vou acreditar que estás a ser vítima duma calúnia…E houve uma coisa muito importante para ti, como Cristão….Mas o que se passa contigo, não estás bem!
Não é nada.Veja lá senhor Prior a injustiça que me fizeram. Mas eu juro por Deus que é tudo mentira!.
- Não quero ouvir-te dizer este disparate…Lembra-te que Jesus Cristo, foi muitas vezes caluniado. Tu agora vais ter muita calma, e não vais dialogar esta conversa com ninguém. Vai lá com Deus à tua vida. Olha, Amanhã temos um funeral ás dez horas.Vais ter comigo ao Santuário.
- Está bem senhor Prior. Até amanhã.
Fim do 5º Episódio – J. B.
Sem comentários:
Enviar um comentário