domingo, 8 de novembro de 2015

21º Episódio - O Filho do Pescador

21º Episódio – O Filho do Pescador

Maria – Oiça cá pai, vossemecê na’acha que o Manel merecia uma coisa melhor… Se fosse um emprego em terra era muito bom!
Augusto – Isse é verdade, eu tabém gostava que ele trabalhasse numa arte com menos p’rigo! Olha, estou a lembrar d’uma coisa, vou falar com alguém que me possa ajudar…Talvez o mestre da empresa qu’eu ande, ele tem muitos conhecimentos de pessoas importantes!
Manuel – Faça isso pai, eu no mar não tenho futuro!
(Alguns dias depois, o Augusto resolveu falar com algumas pessoas suas amigas. O seu Mestre foi um deles. Ao fim da tarde já tinha uma notícia muito agradável e não tardou em transmitir ao Manuel e à sua filha)
Augusto – Querem óvir filhos, parece que temes boas notícias, o mê’mestre pediu ao chefe da Casa dos Pescadores, para ver se conseguia arranjar ‘olgum lugar, nos serviços da secretaria!
Manuel – Oiça cá pai, eu ainda sou tão novo o que vou eu fazer, vender peixe!?
Maria - Ouve cá mano, há muitos serviços para se fazer na lota ou noutro lugar… Ninguém nasce ensinade Manel!
Manuel – Eu de contas não tenho medo, e de escrita também não!
Maria – Ai Senhor, Deus queira que essa criatura, te arranje olguma coisa para começares… eu vou logue al’miar o altar da Nossa Senhora da Nazaré!
Manuel – Prontes, lá vens tu outra vez com as velas e os Santos!
Maria – Cala-te na’digas disparates… Cada um tem a sua fé, sem ajuda de Deus na’somes ninguém!
Augusto – Na’faças pouco dos santos Filhe, tans que ter mais respête p’as coisas da Igreja!... Olha, a tu´mãe que o Senhor já lá tem, na´faltava a uma missinha!
Manuel – (sorridente) Tabém prontes, eu  prometo se eu for trabalhar, vou acreditar mais nos Santinhos!
( Manuel ficou muito contente com o diálogo entre a família. Restava agora aguardar alguns dias pela notícia. A certa altura, lembrou-se que tinha que informar a Rosa sua amiga da novidade,  e também para saber alguma coisa do seu exame)
Manuel – Nunca mais vi a minha amiga, tenho saudades dela… Será que a sua mãe não a deixa sair de casa! Mas se ela pensa que eu vou desistir de falar com ela, está muito enganada!... Olha aí vem o irmão da Rosa… olá Jorge onde vais?
Jorge – Vou a um recado à minha mãe.
Manuel – Ouve cá a tua irmã ficou bem do exame?

Fim do 21º Episódio

J. Balau.

Sem comentários:

Enviar um comentário