quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

7º Episódio - Vidas Negras

7º Episódio. -Vidas Negras
- Rosa não ficou contente com a resposta de sua filha. Alzira também não estava de acordo com a ideia de sua mãe, procurar o Mário para namorar.
- Entretanto Mariana, 25 anos de idade, recentemente viúva de um embarcadiço há pouco mais de um ano, chegava à praia e juntava-se ao grupo. Veste luto mais leve, e leva uma vida diferente das viúvas tradicionais; mas, ainda consegue ouvir as últimas palavras do diálogo das suas amigas.
- Mariana - Boa tarde. Pareceu-me ó'vir falar em d'enher... Ca'crise que 'taí é muito bom!
Alzira - Prontes, chegou e já deu a sua sentença... Queres já saber novidades!... Olha, tu é que 'tás acostumada a lidar com d'enher... Foste a m'elher d'um embarcadiçe e t'ans em casa tude do melhor!
- Mariana - Olha que tu na'me provoques óviste, mesme agora aqui cheguei... Mas eu ofendi alguém?! E ficas já avisada  na'ta'demite prevocações!
- Rosa - Tem calma Mariana, temes 'tade aqui sossegadas na'vanhas agora estragar à gente, o reste do dia!
- Maria- Calem-se calem-se, é'ma vergonha 'tarem a des'quetir aqui na bord'água!
- Mariana - À ti'Maria você tem rezão... Há um tempo p´ra cá qu'esta melher na´me pode ver!
À Alzira, desde qu'eu pus a campa nova ó mê queride falecide, tanhe reparade que tu não és p'ra mim  a mesma pessoa!
Alzira - Sim senhora... Eu quere lá saber das tuas vaidades e modernices... Eu nem tanhe 'tade cá!

-Voz do Anjo Mau - À à à... como eu estou a gostar destas rivalidades!... Elas não se lembram. que também um dia vêm para aqui... Já não falta muito tempo que eu não assistia a uma cena desta... Arranhem-se todas com a travessa queridas amigas, puxem os cabelos até ficarem carecas... Já cá tenho algumas na minha fornalha!

Voz do Anjo Bom - Afasta-te inimigo, não faças aos outros o que não gostas que façam a ti. Reconciliai-vos irmãs, deixai os bens da terra, eles só provocam guerra entre as famílias.
O dinheiro não é tudo na vida; ele tanto vem como vai!
Mariana - Vocês o'viram agora alguma coisa? Pareceu-me ó'vir vozes!
-Os presentes dizem - Não óvi nada!
- Mariana - E eu que julgava  que tu eras minha amiga à Alzira!
Alzira - 'Tás inganada, eu sempre fui tua amiga e conselheira... Mas olha, ta'bém lamentei e chorei bastante por c'osa do acidente do tê falecide... Na'sê se sabes ele era mê prime... O senhor o 'teja em descance muite tempe, sem a gente onde ele se encontra!
- Àh!... Agora eu 'tou a ver 'ma coisa, eu nem acreditava naquile que me deziam... O que tu querias era casar com ele, não era?! Tu é uma opiniosa e invejosa!

Fim do 7º Episódio.

J.B.

Sem comentários:

Enviar um comentário