7º Episódio
História de Vidas
- No dia seguinte, o Mestre João dirigiu-se ao Posto da Guarda Republicana, para apresentar queixa do roubo do chumbo; o suspeito continuava a ser o Mário. Pouco depois, falou com a Autoridade que estava de serviço no Posto, dando os dados do culpado, o Mário. Depois de sair ao regressar a casa, encontra pelo caminho muito preocupada a mãe do Mário.
- À Ti’João eu preciso muito de falar consigo.
- O queres tu Francelina, vens me dizer que o teu filho está inocente!
- À Ti’João oiça-me pela sua saúde… Eu su’be agora mesmo, que você vinha fazer queixa do meu filho, por causa do roubo!
- É verdad, vanhe agora mesmo do posto, a queixa tá feita. Ouve Francelina, o teu filho tem tudo contra ele; até te digue uma coisa, tanhe muita pena de ti, mas o teu filho tem que levar uma lição… Tu estás a passar por uma vergonha por causa do teu dele… Eu nem sabia, que ele andava a embebedar-se todos os dias!... Ouve cá, onde é que ele arranjou o dinheiro se não tem ganho nada, na empresa onde trabalha… Na me dizes?
- Deixe-me falar Ti’João, eu já apertei com o meu filho sobre o caso do roubo e ele já confessou tudo…Foi verdade, ele tirou o chumbo da rede; mas foi enleado por outro rapaz, por causa do jogo a dinheiro…
- Olha, se foi enliado ou não, eu não quero saber disso!
À Ti’João tenha pena de mim, retire a queixa por amor de Deus, eu pago-lhe o prejuízo; só tem que me dizer quanto é.
- Estás a ver Francelina, porque não me disse ele, ontem a verdade na taberna!...
- Eu pago-lhe tudo pouco a pouco… Tenha pena de mim Ti’joão, sou uma pobre de Cristo, ande aqui arrastadinha a trabalhar aos dias sem poder... Olhe, pa’lhe dar de comer!
- Tá bem prontes, eu vou evitar que ele venha ao Posto, vai descansada… Mas uma coisa, tu precisas de dar uma lição ao teu filho, ele é novo, se o mar não dá, ele que arranje trabalho em terra, nem que seja nas obras… Tu já tás agora a sofrer, e no futuro não sabes o irá acontecer… É um conselho que eu te dou como um amigo!
- Obrigadinha Ti’João, o Senhor lhe dê saúde e sorte na sua vida.
-Ti’João, ao ouvir a notícia que a Francelina lhe contou, ficou admirado com a decisão do seu filho. Pensou um pouco e voltou para o Posto da Guarda, para retirar a queixa que tinha apresentado contra o Mário.
Ficando este assunto arrumado, Ti’João regressou a casa.
- (Já em casa) – Já foste ao posto João?
- Olha já, e depois de apresentar queixa daquele sacana, encontrei a mãe dele, onde me pediu para retirar a queixa, porque o seu filho já tinha confessado o roubo… Olha, convenceu-me com uma grande choradeira, e tive que voltar ao Posto para ficar tudo sem efeito. Ao mesmo tempo, tive pena da mulher que não tem culpa das maldades do Filho!
- Olha na’sei se fizeste bem, daqui amanhã ele pode fazer outra!
Fim do 7º Episódio.
J. B.
Sem comentários:
Enviar um comentário